Nomes e significados:
Makki: defesa
Tirigui: soco
Kihap: grito
Tchariot: sentido
Kian Nhe: saudação
Jun Bi: preparar posição
An Ja: sentar
Murup Kuru: ajoelhar
Irossot: levantar
Tiro Torá: meia volta
Chio: descansar
Dobok: uniforme
Do – Jan: Área de treinamento
Ti: Faixa
Timio:pular
Dju: lados
Numeração de 1 a 80
HANA - Um
TUHL - Dois
SET - Três
NET - Quatro
TASOT - Cinco
YOSOT - Seis
IL GOB - Sete
YODOL - OITO
AHOB - NOVE
YOLL - DEZ
SUMUL- VINTE
SO RUN- TRINTA
MA RHUM- QUARENTA
SHI RHUM- CINQÜENTA
IE SUM- SESSENTA
IRRUM- SETENTA
IO DUN.- OITENTA
Numeração Ordinal de 1° a 10 °
IL - Primeiro
I - Segundo
SAM - Terceiro
SA - Quarto
OH - Quinto
YUK - Sexto
TCHIL - Sétimo
PAL - Oitavo
KU - Nono
SHIB - Décimo
Divisões Do Corpo
O TAEKWONDO é uma luta solta em que não se agarra o adversário para ataque ou defesa. O corpo humano possui muitos pontos vitais (Kubso) que podem ser atingidos pelos golpes de chutes e socos. É muito difícil citar cada nome de ponto vital, por isso, dividimos o corpo humano em três partes para simplificar o ensino ou dar melhor as instruções técnicas durante o combate. Elas são:
1) OLGUL: acima do pescoço, especificando melhor, centro do maxilar superior.
2) MONTONG: região entre o ombro e o umbigo ou no plexo solar.
3) ARE: abaixo do umbigo ou na região genital.
4) AP: frente.
5) DUIT: atrás.
Base : Sogui
1) MOA SOGUI: pés juntos;
2) NARANI SOGUI: pés paralelos, abertura lateral na largura de 1 pé;
3) JUNTCHUM SOGUI: pés paralelos, abertura lateral na largura de 2 pés, joelhos flexionados;
4) AP SOGUI: base frontal, comprimento de um passo normal;
5) AP KUBI: base frontal, comprimento de 2 passos, joelho da frente flexionado;
6) DUIT KUBI: base de lado, comprimento de 1 passo, o pé da frente forma um ângulo de 90° com o calcanhar do pé de trás;
7) PYONI SOGUI: base a vontade, semelhante ao Narani Sogui, porém a ponta dos pés ficam convertidos para fora em um ângulo de 22,5º .
Posições Iniciais: Jumbi
1) TCHARIOT, JUMBI: posição inicial;
2) TCHARIOT, NARANI ARE RETCHIO MAKI, JUMBI: na base Narani Sogui, cruza os braços na altura do peito e abre os mesmos para baixo, punhos fechados;
3) TCHARIOT, AP KUBI ARE RETCHIO MAKI, JUMBI OU BAL TCHAGUI, JUMBI: preparar para técnica de chutes; idem item anterior, porém na base Ap Kubi;
4) TCHARIOT, KYORUGUI, JUMBI: preparar para luta, posição de luta.
Posições Básicas de Ataque (Kon Kiok) e de Defesa (Maki): Kibon Donjak
ORUN: direito.
UEN: esquerdo.
BANDÊ: mesmo braço, mesma perna.
BARO: braço contrário da perna.
ARE: região abaixo da cintura.
MONTONG: região entre a cintura e ombros.
OLGUL: região acima do pescoço.
BAKAT PALMOK: lado externo do antebraço.
1) ARE MAKI: defesa abaixo da cintura;
2) OLGUL MAKI: defesa acima da cabeça;
3) MONTONG MAKI: defesa no meio do corpo, de fora para dentro;
4) OLGUL BAKAT MAKI: defesa no rosto, de dentro para fora;
5) MONTONG BAKAT MAKI: defesa no meio, de dentro para fora;
6) MONTONG RETCHIO MAKI: defesa no meio, cruza os punhos no peito e abre os braços até a distância dos ombros;
7) ARE RETCHIO MAKI: defesa abaixo da faixa, cruza os punhos no peito e abre os braços 45 graus lateralmente;
8) OLGUL RETCHIO MAKI: defesa na altura do rosto, cruza os punhos no peito e abre os braços até a distância dos ombros;
AN PALMOK: lado interno do antebraço
9) AN PALMOK MONTONG BAKAT MAKI: defesa no meio, de dentro para fora (Monton Maki);
10) AN PALMOK OLGUL BAKAT MAKI: defesa no rosto, de dentro para fora (Olgul Maki);
11) AN PALMOK MONTONG RETCHIO MAKI: defesa no meio, cruza os punhos no peito e abre os braços até a distância dos ombros;
RAN SONNAL: faca da mão
12) RAN SONNAL ARE MAKI:defesa com a faca da mão abaixo da cintura;
13) RAN SONNAL OLGUL MAKI: defesa com a faca da mão acima da cabeça;
14) RAN SONNAL MONTONG MAKI: defesa com a faca da mão no meio do corpo de for a para dentro;
15) RAN SONNAL OLGUL BAKAT MAKI: defesa com a faca da mão na altura do rosto, de dentro para fora;
16) RAN SONNAL MONTONG BAKAT MAKI: defesa com a faca da mão altura do plexo, de dentro para fora;
JUMOK: punho fechado.
17) JUMOK MONTON BANDÊ DIRIGUI: socar na altura do plexo; mesmo braço, mesma perna;
18) JUMOK OLGUL BANDÊ DIRIGUI: socar na altura do rosto; mesmo braço, mesma perna;
19) JUMOK ARE BANDÊ DIRIGUI: socar abaixo da cintura; mesmo braço, mesma perna;
20) JUMOK NERIO BANDÊ DIRIGUI: socar para baixo; mesmo braço, mesma perna.
Técnica de Pés: Bal Ki Sul
1) AP TCHA OLIGUI: levantar a perna esticada para frente
2) YOP TCHA OLIGUI: levantar a perna esticada lateralmente
3) AP TCHAGUI: chute frontal, flexionando a perna, utilizando a parte da sola do pé, pr óxima dos dedos (AP TCHUNK) ou a ponta dos dedos (BAL KUT), ou o peito do pé (BAL DUNG)
4) YOP TCHAGUI: chute lateral com o calcanhar ou faca do pé
5) BANDAL TCHAGUI OU AP DOLIO TCHAGUI: chute em diagonal para dentro com a perna da frente
6) AN TCHAGUI: chute de fora para dentro, com a perna de trás e com a borda interna do pé, utilizando a parte interna do pé
7) BAKAT TCHAGUI: chute de dentro para fora, com a perna de trás, levantar a perna esticada com movimento circular
8) DOLIO TCHAGUI: chute circular, com a perna de trás, flexionando a perna, executando o chute em volta (corpo de lado)
9) MIRÔ TCHAGUI: chute empurrando, com a perna de trás
10) NERIO TCHAGUI: chute descendo
11) PANDE YOP TCHAGI – Chute lateral giratorio pelas costas empurrando o coma a faca do pé
12) DUIT TCHAGI – Chute giratório pelas costas enterrando o calcanhar
13) TIMIO YOP TCHAGUI - Yop tchagui saltando
14) TIMIO AP TCHAGUI - Ap Tchagui saltando
15) PITRÔ TCHAGUI - Um bandal para fora, semi circular na altura do rosto para fora
16)PANDE IDAM TCHAGUI/TORGUÊ TCHAGUI - Chute em que se gira completamente e chuta com a perna da frente